Visite um bunker e por tabela tenha contato com obras de artistas contemporâneos renomados

Visite um bunker e por tabela tenha contato com obras de artistas contemporâneos renomados

postado em: Curiosidades, História | 0
0 Flares 0 Flares ×

Boros-01

Visite um bunker nazista e por tabela tenha contato com obras de artistas contemporâneos renomados

Imagine poder visitar um bunker construído sob a direção do arquiteto nazista Albert Speer voltado para defender alemães da pesada artilharia soviética e ao mesmo tempo deleitar-se com obras de arte de renomados artistas contemporâneos como Olafur Eliasson, Tomás Saraceno, Wolfgang Tillmans ou Ai Weiwei? Pois bem, esse espaço não é utópico, ele realmente existe e fica no bairro Mitte de Berlim, não muito longe de outras atrações como a Sinagoga e o Tacheles, dois edifícios de grande importância histórica e localizados no Bairro Judeu.

O referido bunker foi comprado pelo milionário alemão Christian Boros e não apenas abriga sua coleção privada de obras de arte como também faz as vezes de sua residência. Após a II Guerra Mundial, o espaço foi tomado pelos soviéticos e durante a existência da Alemanha Oriental tornou-se depósito de frutas tropicais que vinham de Cuba. O bunker era inclusive carinhosamente chamado de Bananenbunker, que dispensa tradução. Antes de ser adquirido pelo milionário em 2003, chegou a ser uma boate de música techno, a qual foi até mesmo considerada a boate mais hardcore do mundo.

Boros-03-Danh_VoO fato é que o espaço agrega energias de grande intensidade. O que eu acho mais interessante é como a arte é a instância de resistência ao mal chamado nazismo. É como se aquela tivesse o poder de neutralizar as energias negativas deste. Eu já visitei e recomendo. Adianto que para conseguir uma visita, é necessário cadastrar-se com antecedência. Você e mais 11 pessoas poderão passear pelos aposentos da “galeria” de Boros e ainda ter a agradável explicação de guias especializados em arte. E tudo isso por apenas 10 euros! Não dá para perder!

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Loading Facebook Comments ...