Volte no tempo e saiba como era viver na Berlim dividida pelo Muro da Vergonha

Volte no tempo e saiba como era viver na Berlim dividida pelo Muro da Vergonha

postado em: Curiosidades, História | 0
0 Flares 0 Flares ×

thewall_01Volte no tempo e saiba como era viver na Berlim dividida pelo Muro da Vergonha

Imagine poder voltar no tempo e contemplar uma Berlim que já não existe mais: uma Berlim dividida pelo Muro da Vergonha, que por aqui esteve em pé entre 1961 e 1989. Imagine que essa experiência pode se dar a partir da fotografia, pintura, pigmentos, formas, linhas, cores, sons, fragmentos de discursos os quais revisitam o passado numa instância de resistência: a estética. É o que o Panorama Asisi “Die Mauer” (O Muro) se propõe a fazer.

Localizado num dos maiores centros de tensão da Guerra Fria, o Checkpoint Charlie, a exibição pode passar despercebida ao turista. Afinal, o espaço em que ela se encontra é um gasômetro.

O artista Yadegar Asisi, nascido em Viena em 1955, de origem iraniana, iniciou seus grandes panoramas nos anos 90 e logo passou a exibi-los em gasômetros localizados nas cidades de Leipzig e Dresden, no Estado da Saxônia. É daí, portanto, que vem a ideia de instalar seu panorama sobre Berlim em um deles.

Asisi é arquiteto, pintor e desenhista e afirma que ao conseguir dar “vida” ao passado do Muro de Berlim em sua obra, chega ao máximo do conhecimento sobre o que aquilo representou para os berlinenses de então. Da mesma maneira, o austríaco já presenteou Berlim com um panorama sobre a antiga Pérgamo, cidade que dá nome a um dos museus da Ilha dos Museus.

A exibição está aberta diariamente para visitas das 10 às 18 horas, sendo que entradas são vendidas até às 17h30. A entrada custa 10 euros. Eu realmente recomendo uma visita ao Panorama Asisi “Die Mauer”. Aceder ao tempo através de sua obra é uma das mais interessantes experiências que você vai ter.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Loading Facebook Comments ...